quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Carta aos meus trinta anos.




25 de novembro de 2010.

(primavera, tempestades surpresa, tempos de dureza, faxina de bala no RJ e eu aqui dando milho aos pombos.)


Espero que você esteja bem. Espero que esteja trabalhando com o que gosta, e antes de tudo, apaixonada pelo ofício. Espero muitas coisas de você. Não vou mentir que hoje ando em maus lençóis, mas você já está costumada, espero que tenha conseguido lidar com as frustrações e com sua aparência. Muitas pessoas esperam de você uma boa desenvoltura profissional. Não me dê o desgosto de te ver prostrada à um trabalho frustrante. Não, eu não admito te ver infeliz e sem uma boa conquista na vida. Tenha uma boa imagem dos seus 23 anos. Saiba que você sofreu por uma paixão mal resolvida por muito tempo. Você perdeu muito tempo. Você também foi bastante irresponsável, tão irresponsável a ponto de comprometer toda sua vida. Sim, embora não aceite, ele gostava de você, te traiu, você sofreu um bocado, mas ele gostava de você, principalmente do seu corpo. Coisa que eu aposto estar tirando uns 10 minutos de sono da sua rotina. As gordurinhas agora são inimigas declaradas, eu sei, eu sei. Acredito no seu bom senso e que você está fazendo uma dieta. Você não me decepcionaria, han? Gosto da sua autonomia, mas você precisa entender que esta idade pede de você definições, como um marido, uma casa, uma estabilidade financeira, talvez um carro, um diploma. Você conseguiu isso tudo néh? Antes de eu começar a revisar esta auto-carta, peço que leve em consideração que pedi a você pra guardar uma ponta da sua alegria original. Não se deixe levar pelo poente, pelo gabinete, pelos dias cinzas, eu sei que você sofre com isso. Os cabelos brancos devem ter aumentado em gênero, número e grau. Eu sei que você se desespera, mas, calma. Logo logo você vai se parecer ainda mais com sua mãe. É um processo gradual. Não me faça as merdas que ela fez, não repita cagadas, por favor. Respeite sua vida e vá ao bar comemorar, seja lá o que for, com um belo suco de frutas. Peça um de graviola que é bom pra sua saúde. Não se torne uma alcoólatra, uma viciada, não me vá arrumar doenças emprestadas. Espero que tenha resolvido crises de identidade, que esteja vivendo A SUA VIDA não a de estranhos emprestados, como doenças. Ok? Preste mais atenção nos cruzamentos, aposto que o trânsito nesta cidade vai virar um inferno. Aliás, eu aposto que esta cidade se tornará “O portal do inferno”. Mas você será capaz de sobreviver a isso. Eu acredito em você. Não descarto a possibilidade de você estar morando em outro lugar. As pessoas daqui a 7 anos devem estar mais envelhecidas, espero que menos amargas. Você cultiva o bom gosto néh? Eu sei que você é chata, perfeccionista, niilista de padaria nos domingos de manhã. Mas eu te desejo felicidade, sério, se você não encontrou um bom homem – aquele dos seus sonhos você desencanou, sei há tempos disso – que você esteja sexualmente bem resolvida e comida. Morro de curiosidade pra saber como vai ser a tendência sexual da época. Os gays vão poder ter filhos? Ahhhnnn só daqui a 7 anos!!! Ansiedade. Ahhnnn!!! Sobre ansiedade, auto-conhecimento e auto-medicação: você anda tomando pílula pra dormir? Olha, eu seria capaz de te dar uns tapas por isso. Lembra que você é fraca pra vícios e aposto que ainda continua pobre. Então entenda que você não pode alimentar vícios, sua saúde não é de ferro, nem você. Espero que tenha visto boas coisas, acompanhado o melhor da atividade da sua profissão, será que você continuará trabalhando com teatro? Lembre-se que é ridículo uma pessoa de trinta anos sem uma definição concreta da vida profissional, citei no começo da carta, eu sei, você se repete com facilidade. Faça exames de rotina. Vá mais ao cinema. Conviva melhor com sua família, mas não carregue os problemas deles pra sua vida, certo? Você sempre pôde escolher, sempre pôde mudar as coisas ao seu tempo e adaptá-las. Juízo garota. Aceite a velhice. Sério. Mas não morra feia. Por favor. Vou confessar a você que faço uma imagem generosa de você aos trinta. Acredito que vá estar um mulherão, no auge da maioridade, e gostosa, tipo a Sônia Braga. Eu quero pra você a elegância da Sônia Braga. (risos). Sua cara é redonda, já usa óculos, espero que não sejam do tipo fundo de garrafa. Hoje a cegueira te incomoda, mas você também queria o quê? Anos a fio em frente a uma tela iluminada, a raios intransigentes e leitura visual, tinha que ficar cegueta mesmo. Suco de cenoura. Suco verde também. Espero que não tenha perdido o hábito. Já estou me repetindo e ficando chata. Mas, olhe bem pra você, a hora que puder, e no espelho reconheça o que o tempo fez de você, mas principalmente o que você fez com seu tempo. Não leia livros de auto-ajuda, pelo amor de Deus! E nem se converta a nenhuma seita satânica, não ande nua pela avenida e nem convença o carteiro a transar com você. Meu deus! Não cometa loucuras irremediáveis. Se você tiver filhos, que seja um, somente, não o mime e tenha pulso. Eduque-o da melhor maneira e tenha sempre em mãos umas balas para momentos de leveza. Não cultive o mal humor, esse é destrutivo e afasta as pessoas. Plante uma árvore, acredito que a situação ambiental ficará mais crítica, mas você fez a sua parte. Vou me despedir de você sabendo que está em boas mãos. Seu senso crítico está mais afiado, eu sei... deve ter rido. Mas lembre-se que você já foi bastante idiota, espero que tenha se vacinado.
Lá ia esquecendo de falar da sua fome de mundo. Espero que você ainda tenha fome de vida. Eu sei que você quer viajar e vasculhar uns cantos do planeta, acontece que você é pobre, sonhadora e inconsequente. OK. Até meus trinta anos eu preciso ter ido a NY, comprar uma camisa com uma legenda engraçada, tomar um café expresso em alguma cafeteria noir e guardar uma flor do Central Park e um ingresso da Broadway... se não for até os 30, que seja até os 40! Sonhar é de graça. Mas se você não puder ir a NY, vá para Paris, visite tudo, vá ao lago que a Amelie Poulin jogava as pedrinhas e jogue uma também. Se puder, vá ao bar em que ela trabalhava. Muita fina e vestindo vermelho e verde. Com um ar noveau, por favor. Você vai ficar muito contente com isso, eu sei. Tire fotos em frente ao Moulin Rouge e à clássica Torre Eiffel, traga um sachet de açúcar de um café Parisiense. Só pra lembrar. Indo à Itália... visite Roma, Firenze, Coliseu e Piza. Coma uma pizza e guarde a conta. Pronto, era só isso por enquanto.

Um grande abraço, votos de sucesso, a você tão indispensável a mim.

Eu, com 23.
***

Nenhum comentário:

Postar um comentário